terça-feira, 4 de maio de 2010

Nós - Yevgeny Zamyatin

Livro difícil de achar pra comprar em português, mas muito bom.
Não vou falar do autor, procure na Wikipedia.
Na minha opinião, é um romance genial. Inspirou grandes obras como 1984 e Admirável Mundo Novo, tendo a mesma visão pessimista do futuro da humanidade. (O Cara Comum não sabe o que é futuro distópico... O Cara Comum tá cagando pro futuro distópico...)
O autor cria uma sociedade futurística, isolada e ultra organizada, controlada por um estado totalitário, representado pela figura do Benfeitor. As pessoas são controladas e vigiadas ao extremo, seguindo os princípios do Taylorismo (sim, aquela teoria administrativa que até hoje mexe com a cabeça do seu chefe).   Vivem em apartamentos de vidro, onde todos acompanham a vida de todos, e se relacionam sexualmente com hora marcada, único momento em que podem abaixar as cortinas do local onde vivem. Tudo isso para alcançar a felicidade absoluta e a sociedade perfeita, pois acredita-se que a liberdade é a causa da infelicidade e do sofrimento etc. e tal (quase budista isso... quase...), assim como a imaginação e a criatividade, essas coisas de artistas... O interessante nisso tudo é a realidade brutal, na qual uma teoria que arbitra como as pessoas devem viver em sociedade é enfiada goela abaixo de uma população por um governo totalitário e opressor, que, inclusive, promove execuções públicas para punir os contraventores. Além disso, o pensamento independente e livre é desestimulado e perseguido. O autor é russo, o livro da década de vinte.
Bom, nesse ambiente acontece toda a trama, com direito a história de amor, fortes emoções, correrias, mistérios e tudo mais a que se tem direito em um romance divertido. Sim, Nós é divertido, até porque se não fosse, o Cara Comum não perderia seu tempo lendo. Portanto, dê um jeito de ler, vale muito a pena. Também vale muito a pena tirar suas próprias conclusões, aproveite a dica. E se ainda não leu 1984 e Admirável Mundo Novo, faça isso depois. Na opinião do Cara Comum, é importante que Nós seja lido antes.
Nós é um romance que nos faz pensar e ficar com aquele comichão na cabeça, aquela pulguinha que fica pulando no canto da mente, aquela coisa incrível que acontece no nosso cérebro quando aprendemos alguma coisa interessante, nos fazendo ter uma visão mais ampla da realidade, da vida, do universo e tudo mais.

4 comentários:

  1. pena que já li "admirável mundo novo" e "1984"... mas mesmo assim não vou deixar de ler "nós"!

    ResponderExcluir
  2. Onde posso achá lo traduzido?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que, em alguma ordem que não a cronológica dos lançamentos, os três romances formam de alguma forma, uma trilogia.

    ResponderExcluir