quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Seminarista - Rubem Fonseca

Mais um dele... o mais recente. Para uma muito boa (na opinião do Cara Comum), análise jornalística e demais blablablás: Bravo!
O Seminarista é um romance "rápido e caceteiro", pra usar um linguajar no estilo do autor. Eu o li em um voo de duas horas e meia e nem vi o tempo passar. É um romance típico de Rubem Fonseca, retratando um matador de aluguel no Rio de Janeiro com todas aquelas peculiaridades, manias e maluquices típicas dos protagonistas do autor. O artigo na Bravo! aprofunda as influências do autor, como ele coloca suas características próprias nos personagens etc. e tal. Mas isso não interessa ao Cara Comum. O que interessa, realmente, é que o livro é bastante divertido. Não dá vontade de parar de ler, prende do começo ao fim. A trama que é criada e como ela se desenrola faz o leitor ficar ligado constantemente, sem apelar para clichês ao estilo americano. A realidade é que Rubem Fonseca é um grande contador de histórias policiais. A forma como ele constrói e domina a narrativa é soberba, digna de ser estudada e, sim, copiada. Os diálogos são maravilhosos:
-Presta atenção ao que eu vou dizer. Na primeira mentira estouro seus miolos, estamos entendidos? O que foi que aconteceu com um sujeito que veio aqui ontem? O carro dele está parado em frente.
-Um camarada de óculos escuros? Foi liquidado.
-Onde está o corpo?
-No oceano atlântico.
Pois é...

O Seminarista pode não ser, e não é, mesmo, uma obra-prima do autor, mas, repetindo o chavão, é entretenimento de primeira. É como aquele filme de ação que repete aquela fórmula batida, mas é bem feito, bem montado, bem fotografado, bem dirigido, acrescenta algo à fórmula e, acima de tudo, proporciona prazer. O Seminarista é mais um livro de Rubem Fonseca que proporciona extremo prazer durante a leitura.
Entretenimento de primeira.

Um comentário:

  1. esse eu ainda não li, mas o que chamou minha atenção do seu comentário foi um tal "voo de duas horas e meia".... como assim, você, em um voo, de duas horas e meia que seja, sem estar dopado? ou pelo menos, sem estar dopado o suficiente, a ponto de conseguir ler alguma coisa, mesmo que "entretenimento puro"? perdeu o medo de avião?
    bom, só queria mesmo registrar a visita ao blog, adorei!
    beijo,
    s.

    ResponderExcluir