terça-feira, 25 de maio de 2010

Sargento Getulio - João Ubaldo Ribeiro

Na ignara opinião do Cara Comum, Sargento Getúlio é uma obra de arte. Não sei se seria "a" obra prima do autor, porque acho Viva o Povo Brasileiro muito melhor. Mas, com toda certeza, é magnífico.
Sargento Getúlio assusta um pouco, é difícil no início, afinal, é um monólogo e o Cara Comum não dá de cara com monólogos a toda hora. Tudo que se compreende da história, vem da fala ininterrupta do sargento que empresta seu nome ao título e é o personagem principal. O virtuosismo de João Ubaldo é magistral, no linguajar do sertão do personagem, as vezes difícil de compreender, na dinâmica que consegue imprimir à narrativa e na forma como condensa um momento histórico e cultural em um conjunto formado por cenário, alguns poucos personagens e enredo. Na narrativa, até os diálogos são, em sua maioria, "monologados", quando o protagonista reproduz as respostas dos outros personagens. No entanto, ainda sobram alguns poucos diálogos para quebrar a torrente de palavras do sargento.
A história se desenrola em meados do século XX, no interior de Sergipe, onde o personagem principal, o sargento Getúlio, tem que conduzir um preso político até Aracaju, com a ajuda do motorista Amaro. Diversas coisas acontecem nesse percurso, e essa é a parte melhor da história, portanto, eu não contarei. Mas vale a pena ler o livro, por sua beleza poética, pelo mergulho cultural em um passado não muito distante e, para este Cara Comum, bastante próximo, geograficamente falando, e, claro, pela diversão. Sargento Getúlio é divertido, sim. Eu, pelo menos, depois de ter vencido a empacada inicial e ter acostumado com o ritmo da narrativa, não conseguia parar de ler, queria saber o que ia acontecer, e como tudo se desenrolaria no final.
Depois escrevo sobre outros livros de João Ubaldo, o qual considero um dos melhores escritores que o Brasil já produziu, e merecia ser mais reconhecido.

Um comentário:

  1. Eu sou uma pessoa comum e minha opinião é idêntica à sua. Eu amei Sargento Getúlio, passei exatamente pelo que você passou no início e também me diverti muito lendo o livro.
    Minha família toda é fascinada por João Ubaldo. Com certeza um dos melhores escritores do Brasil.
    Marília

    ResponderExcluir