quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ender´s Game - Orson Scott Card

"Ender´s Game", ou "O Jogo do Exterminador" é um romance de ficção científica, escrito por Orson Scott Card. Daaahn... e daí? Isso tem na Wikipedia... Pois é, peguei esse livro emprestado para ler, sem esperar muita coisa, e me surpreendi. Acabei comprando o box da coleção completa.
A ação se passa em um futuro distante, mas não claramente definido pelo autor. As viagens interplanetárias na velocidade da luz são possíveis, e os seres humanos possuem uma tecnologia espacial bastante avançada. No entanto, no momento em que a estória se desenrola, a Terra já fora atacada duas vezes por seres alienígenas, mas, na última, conseguiu repelir os invasores. Desde então, os terráqueos se preparam para o próximo ataque. As crianças são recrutadas desde pequenas e rigorosamente treinadas e selecionadas para integrar o exército, formado por uma coalisão mundial, claramente influenciada pelo período da guerra fria (quando o livro foi escrito).
O treinamento acontece através de jogos computadorizados... grande sacada do autor. E, nesse ponto, é impressionante como ele acertou em cheio. Os treinamentos são altamente críveis, o leitor de hoje em dia, acostumado com os vídeos games atuais, consegue facilmente imaginar os simuladores descritos no romance. Outro aspecto interessante e internético é que Adrew Wiggin, o personagem principal, adota uma alcunha, um nickname, "Ender", e, assim, ele é conhecido, "Ender Wiggin". Na distopia imaginada pelo autor, as famílias seguem um controle de natalidade rigoroso, podendo ter apenas dois filhos. Porém, os Wiggin foram autorizados a ter um terceiro filho, um Third, com o intuito de tentar integrar o exército. Algo que o autor demonstra que seria motivo de discriminação na sociedade, principalmente se esse terceiro, após um período inicial de observação, não fosse aprovado para integrar as frotas interestelares. Porém, Ender é o melhor, ele consegue vencer os jogos, ele é The One. O resto eu não vou contar.
Orson Scott Card aborda temas atuais e muito interessantes no romance, como o bullying, a perda da infância e da adolescência, as relações familiares, a dificuldade em lidar com as responsabilidades impostas por uma conjuntura maior e a manipulação das crianças em benefício dos adultos. Ele faz isso de forma densa, e ao mesmo tempo leve, aproveitando as situações para, também, criar uma estória que causa suspense, e prende do início ao fim. Enfim, Ender´s Game é mais uma prova de que o entretenimento não precisa matar a inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário